Tendência Romântica
A criança como sementinha, a pré-escola de "jardim" e a professora de jardineira.
O que é ensinar?
Vem de atividades espontâneas e construtivas, onde o caráter lúdico é o determinante da aprendizagem da criança.
O que é aprender?
A criança aprende naturalmente, no seu cotidiano, de forma lúdica, com brinquedos cantados, histórias, artes plásticas, desenho, recorte e colagem, construção, observação da natureza e horticulttura.
Tendência Cognitiva
A criança é sujeito que pensa, e a pré-escola o lugar de tornar as crianças inteligentes.
O que é ensinar?
Possibilitar à criança o desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato.
O que é aprender?
É formar pessoas "criativas, eventivas e descobridoras", cr´ticas e ativas, fundamentalmente na construção da autonomia.
Tendência crítica
A pré-escola é lugar de trabalho, a criança e o professor são cidadãos, sujeitos ativos, cooperativos e responsáveis.
O que é ensinar?
A aquisição do conhecimento é fundamental, mas deve ser garantida de forma significativa e prazeirosa. Uma escola ativa e dinâmica.
O que é aprender?
Com aulas-passeio; o desenho livre e o texto livre; a correspondência interescolar; o jornal; o livro da vida, etc.
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário